sobre a mastigação e a má digestão

O GARFO (1927), de André Kertész.
Sabia que a mastigação era importante porque desde pequena sempre me falavam muito para mastigar os alimentos várias vezes. Até triturar bem, até tudo virar uma grande massa de comida que depois poderia ser bem mais facilmente digerível pelo corpo. Mas sempre engoli arroz e macarrão, por exemplo, sem praticamente mastigar. Mastigava afobadamente e o suficiente para reduzir o alimento a partículas menores o bastante apenas para passar na minha garganta. Sempre engoli palavras assim também, mal havia digestão. Só que às vezes isso me fazia mal.. a bem da verdade, quase sempre meu corpo não conseguia digerir tudo e não conseguia separar o que era bom do que era ruim, e tudo acabava fazendo muito mal. Tantas coisas boas que acabavam sendo prejudiciais, simplesmente porque meu corpo, sem culpa alguma, não conseguia distinguir. Era fisicamente impossível.
O resultado era indigestão, dor de estômago, azia. E aquilo doía a tarde inteira, e noites e dias inteiros, e semanas inteiras. Preciso agora mastigar com mais calma, para conseguir separar o que é bom pra mim do que é ruim; para conseguir tirar de mim o que é ruim, sem maiores problemas, dores e traumas. Sem sofrimento. O que não é bom, o que não presta, não vai ficar.

  

5 comentários sobre “sobre a mastigação e a má digestão

  1. “Sempre engoli palavras assim também, mal havia digestão. Só que às vezes isso me fazia mal… a bem da verdade, quase sempre meu corpo não conseguia digerir tudo e não conseguia separar o que era bom do que era ruim, e tudo acabava fazendo muito mal.”
    Eu que sei…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s