lixo seletivo

Pensando bem, desenhar com caneta permanente deve ser mais bonito.
Porque se você erra, não tem como consertar, a não ser que improvise e arrume o próprio estrago. E não é isso que temos que fazer diariamente? Infelizmente não conseguimos apagar nenhum risco torto que damos. Não podemos redesenhar um gesto, não podemos rasgar o papel e jogar no lixo porque ficou ruim.
Eu prefiro assim. Quando você desenha com uma borracha do lado, você pode cometer o engano de querer retocar e apagar cada detalhe, na tentativa de um desenho cada vez mais perfeito. Bobagem – de tanto fazer isso, borra o desenho, rasga o papel. É melhor colorir por cima, fazer outro desenho, transformar em algo melhor. Ou pedir desculpas a si mesmo e recomeçar em outra folha.

3 comentários sobre “lixo seletivo

  1. É verdade. Faço faculdade de arquitetura e deram essa dica na aula de desenho de expressão. Abandonar a borracha porque ela se torna viciante. Sem ela, a gente pensa melhor no traço que vai fazer e confia que vai dar certo, ou seja, amadurece muito mais. O mesmo na vida. 🙂

    Beijos

    Curtir

  2. É, amiga…
    Assumi o risco de dar errado, mas dei um riscão que além de sair torto, não deveria ter sido dado hora nenhuma naquele lugar e daquele jeito… Pior. Foi bem no meio e com destaque. E não calculei antes. Mandei logo um risco daquele tamanho no meio do desenho, e sem borracha para apagar. E ainda, acho que o desenho era todo sutil, fraquinho, leve, e o risco não, ele é intenso. Um verdadeiro corte no meio de tudo. Agora estou vendo como fica para harmonizar o mal riscado com o resto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s