por que acreditar?

Para ler ouvindo Realejo – Chico Buarque
Gerava uma fascinação infantil em quem quer que fosse, que passasse, que olhasse o hipnotizante movimento da manivela. A música era uma valsa que me fazia lembrar um século que nem vivi, mas que vi em filmes e já ouvi falar.Uma valsa que me fazia pensar em longos vestidos rodados e gravatas borboletas.
A valsinha, por si só, já fazia seus ouvintes se sentirem sorteados com algo bom, de alguma forma. Foi a única vez que o vi; era um senhor de idade, com uma aparência cansada, rosto enrugado e olhar desacreditado. Parecia exausto de vender alegrias, aparentava fazer seu ofício com pesar. Seu olhar dizia (pelo menos pra mim): “- por favor, me tire daqui”. Mas o que ele não sabia era que sua presença, por si só, já trazia a alegria gratuita. 
Lá estava ele, na rua Fidalga, número sessenta e seis, vendendo sonhos a varejo, esperanças, por módicos dois reais. Sabe-se lá o quanto ele andava para isso, sabe-se lá o que se passava em seus pensamentos. Talvez seu sustento dependesse disso e de alguma forma devia ser recompensante ir dormir pensando quantos olhos não sorriram naquele dia ao lerem profecias de um futuro bom, tiradas por um periquito verde e amarelo. Mas o senhor, segurando o realejo com suas mãos gastas, parecia tão infeliz, insatisfeito – talvez devesse, ele mesmo, precisar de um realejo.
E quando dei por mim, não ouvi mais valsa nenhuma – ele havia ido embora. E eu fiquei sem realejo. Não sei o que aquele periquito reservava pra mim nesse dia e não consigo tirar isso tudo da cabeça.

Sei que nunca mais tirei a imagem daquele homem da minha lembrança. E desde que vi esse realejo, que senti o cansaço desse homem, ouço “Realejo”, do Chico Buarque, todos os dias, porque, pra mim, o homem do realejo parecia cantá-la, mentalmente, o tempo todo. E vai saber se ele conhecia essa música.
foto: José de Holanda

“hoje em dia já nem vejo serventia em seu cantar… 

então eu vendo um realejo, quem vai levar?”
Realejo – Chico Buarque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s