cumplicidade

Para ler ouvindo A ordem das árvores – Tulipa Ruiz 

Tenho pensando muito em passarinhos esses dias, principalmente porque não tenho visto muitas flores, mas tenho ouvido muitos pássaros.

Hoje estou com a sensação de que sonhei com pintinhos, mas acho que essa minha memória deles é de uma crônica da Clarice mesmo. Todo dia quando estou chegando no trabalho ouço vários, mas um canto me chamou a atenção e me fez mergulhar numa profunda noostalgia. Era um canarinho que cantava igualzinho a um que tinha lá em casa, quando eu era pequena: o Titil.
Eu gostava de ouvir música com ele, porque achava que ele dançava comigo. Achava que podia controlá-lo de alguma forma. Então, desse tamanho e já sabendo da contagem de dança, contava “cinco, seis, sete e oito” e acenava para onde ele deveria ir ao meu sinal e no momento da música. Ele quase sempre ia. E eu, na inocência e pensamento mais puro que podia, no meus 7/8 anos, acreditava que eu e ele estávamos em sintonia. E por acreditar, estávamos mesmo. Lembro como eu e ele nos divertíamos a sós, ouvindo música, com o meu som colorido que só tocava fita cassete. Lembro que o casal de periquitos não era tão empolgado e disciplinado como o canário. Não eram tão meus amigos.
Titil viveu muito, mas muito mais que os periquitos. Eu cresci um pouco antes de ele morrer; sequer senti a perda dele. Talvez a minha mãe nunca tenha entendido (e eu tinha um pouco de vergonha quando ela estava perto – de alguma forma eu sabia que aquela comunicação era atípica). 
E um dia, em alguma idade que já julgava suficiente na época para me dizer mulher, acabei me dando conta de que talvez estivesse sendo um pouco idiota por agir assim. Mas eu não estava. Estava sendo criança. Estava sendo, sobretudo, feliz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s